Graça Poças Santos e Isabel Varregoso organizaram o Seminário: “Itinerários pelo património associado aos ranchos folclóricos da região de Leiria e Alta Estremadura”, no dia 21 de Maio de 2010, pelas 14h30m. Participaram neste evento, como oradores convidados, Acácio Sousa e Filomena Martins, personalidades com experiência na elaboração de roteiros culturais na região, e ainda José Alberto Sardinha, etnomusicólogo e estudioso da realidade etnográfica e do património associado.

Esta iniciativa, já realizada em anos anteriores, insere-se no âmbito da unidade curricular de Património Cultural I do 2.º ano do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a que se associa o CIID (Centro de Investigação Identidades e Diversidades). Procura-se com este evento, cruzar a vertente dos estudos ligados à cultura com as realidades da etnografia e do folclore regional, como oportunidade de abertura de novas áreas de conhecimento e de investigação. Neste sentido, os alunos da unidade curricular de Património Cultural I estão a realizar trabalhos de investigação, sobre esta temática, procurando-se dar uma outra perspectiva sobre o processo de elaboração de um itinerário cultural com base nos ranchos folclóricos que têm espólio e que, deste modo, podem mostrar o modo de vida rural e algumas das actividades artesanais associadas, realçando a importância da preservação e da manutenção da identidade cultural das comunidades locais em que estão enraizados.